sábado, 6 de dezembro de 2008

Speaking

Falar é pensar para fora?

12 comentários:

mfc disse...

Vai aqui um vai e vem entre estes dois posts...

R. disse...

Pensar é falar para dentro e falar é pensar para fora.ufaaa...sim,acho que é isso mesmo :)

Devaneante disse...

Acho que não é bem... Por um lado as palavras nem sempre conseguem transmitir tudo o que vai num pensamento, por outro lado, por vezes debitamos palavras com o único objectivo de esconder o verdadeiro pensamento...

Fenix disse...

Não!
De forma nenhuma!
Mais uma vez, falando no meu caso particular. Embora quase sempre pense antes de falar, e escolha as palavras o mais correctas que me é possível, para exprimir o que quero dizer.
No entanto, como já disse na resposta à tua pergunta anterior, o meu pensamento é tão rico que seria impossível exprimi-lo por palavras.
Alguns pensamentos nem sequer quereria exprimir falando. Uns far-me-ião corar de vergonha, outros seriam indizíveis, porque seriam necessários outros sentidos (não só a fala), para os exprimir.
Para além disso, acontece frequentemente, eu ter vários pensamentos a “correr” no meu cérebro e apenas um estar a “debitar” palavras para o exterior, a falar. Aquele que se encarrega das “falas” é o menos profundo, o mais “polido”, aquele que diz o que convém e que, não mentindo, nem sempre diz toda a verdade…
Enquanto que os restantes pensamentos, aqueles que não têm que ser traduzidos por “falas”, esses sim, encerram todas as verdades do que sinto. Lá está…, SINTO, o que penso. Não digo o que penso.
Apesar de me considerar uma pessoa faladora, nunca conseguiria exprimir completamente os meus pensamentos, apenas, com palavras ditas ou escritas!

Pedro disse...

RC: Antes de mais obrigado por me "seguires" E em segundo lugar - mas não menos importante, parabéns pelo blog - adoro palavras geométricas ;)

RC disse...

mfc,

Ping pong?

RC disse...

Vertigo,

:)

Xi.

RC disse...

Cantinho,

Talvez seja, sim, redutor.

Xi.

RC disse...

Fenix,

O que me delicio com os teus comentários. Verdade.

Xi.

RC disse...

Pedro,

Muito, muito bem vindo!

fj disse...

pronto! depois de pensar no post anterior, escrever tb será pensar para fora ;)

RC disse...

fj,

Pronto! :P

Xi.